SOFTWARES ESPECIALIZADOS EM FRANQUIAS
14
JUN
2012

Inevitável estar na nuvem - dicas para franquias se prepararem para ‘cloud computing’

Dicas da WebSoftware sobre como as franquias podem se preparar e tirar proveito das vantagens da computação em nuvem (cloud computing). Por Erick Vils, diretor da WebSoftware.


"Inevitável estar na nuvem"
Como as franquias podem tirar proveito 
da computação na nuvem

14 de Junho de 2012, por Erick Vils, diretor da WebSoftware


Alguns jornais e revistas têm noticiado os impactos de computação em nuvem e me convidaram para emitir opiniões sobre tendências, dicas e explicações de como ‘cloud computing’ pode ajudar e impactar franquias e empresas.

Eu gostaria de compartilhar com você algumas dessas opiniões, pois sei que de alguma forma o sistema de franchising faz parte do seu cotidiano.
 
cloud-computacao-em-nuvem.jpg    

1) Afinal, o que é computação em nuvem (cloud computing)?

Quando você acessa um vídeo no Youtube, lê seus emails no Hotmail ou Gmail, compartilha fotos no Facebook e acessa seus relatórios de faturamento através do Solutto, você está acessando serviços na nuvem e estes vídeos, emails, fotos e informações estão hospedados em alguns Datacenters pelo mundo. 

A computação na nuvem é uma forma de compartilhar recursos, equipamentos e infraestrutura onde os vários equipamentos necessários para isso ficam localizados na Internet.


2) Que vantagens as franquias encontram ao utilizar este modelo?

A computação em nuvem é uma solução perfeita para quem possui capilaridade e precisa consolidar informações. Franquias possuem exatamente esta característica, com as unidades da rede espalhadas pelo país, consultores de campo em deslocamento constante, equipes de expansão e de análise de ponto comercial viajando bastante e fornecedores precisando de integração com as unidades por causa de centrais de compra, apoio jurídico etc.
               
  • Mais mobilidade para a equipe
  • Resolve a capilaridade das unidades
  • Visão unificada e online das informações
  • Padronização de versões dos sistemas e serviços
  • Suporte mais simples e menor tempo de implantação
  • Mais foco na gestão da rede e das unidades do que nos aspectos técnicos
  • Mais sustentável, pois recursos compartilhados impactam menos o meio ambiente
  • Custos menores


3) Que serviços as franquias podem utilizar neste modelo de computação na nuvem?                
  • E-mail via webmail e celular, como o Gmail, Yahoo e Hotmail
  • Agenda pessoal e corporativa como o Google Agenda ou o Solutto
  • Sistemas de gestão da rede e do ponto de venda como o Solutto
  • Armazenamento de arquivos e fotos (disco virtual) como o Dropbox, SkyDrive e o Solutto
  • Hospedagem de sites
  • Telefonia e ramais via VoIP como o PABX virtual da Locaweb
  • Câmeras de monitoramento
  • Sistemas de alarme


4) Como avaliar fornecedores de soluções ‘na nuvem’?

A principal diferença entre escolher fornecedores pontuais e fornecedores de serviço recorrente está na capacidade de o fornecedor oferecer o nível de serviço desejado pela rede. Como são serviços recorrentes, baseados em mensalidades, tente analisar e perguntar a outros clientes:
  • O fornecedor possui um nível de serviço satisfatório?
  • Existe um contrato de disponibilidade do serviço? Existem penalidades?
  • Existe auditoria externa para controle do nível de serviço?
  • Quais os limites do serviço contratado e quais são os custos adicionais quando o limite for atingido?
  • Qual a especialização do fornecedor no serviço oferecido?
  • Qual a política de privacidade, backup e contingência oferecida?


5) E a segurança dos dados no modelo de computação na nuvem?

Uma rede de franquias necessita integrar e distribuir informações e serviços entre suas unidades da rede e praticamente qualquer modelo de compartilhamento de informações estará sujeito às mesmas preocupações de segurança e contingência necessárias a qualquer modelo de serviço na nuvem. As principais perguntas que o decisor precisa fazer a si mesmo são:

  • Estaremos mais seguros com a informação dentro do escritório ou em um provedor profissional?
  • É mais fácil fazer as informações do escritório ficarem acessíveis pela equipe remota ou fazer todos acessarem um serviço na nuvem?
  • Qual equipe e custos necessários para implantar uma solução ‘caseira’ versus contratar um serviço na nuvem?


6) Como a WebSoftware pode ajudar franquias com suas soluções ‘na nuvem’?

Convivemos com franquias todos os dias e mais de 60% da empresa atende o franchising. Fabricamos o software de gestão de franquias chamado  Solutto  , bem como softwares de gestão do ponto de venda (PDV-ECF) e algumas soluções para franquias que possuem fábricas, centrais de compra, centros de distribuição e sites de e-commerce. São soluções comercializadas na modalidade ‘cloud computing’ de forma profissional há mais de 10 anos em regime 24x7.

Além dos nossos sistemas na nuvem, conseguimos ajudar clientes e parceiros com dicas sobre outros bons fornecedores de serviços na nuvem e como analisar melhor as alternativas. Nós não cobramos por esta ajuda e tentamos fazer o melhor dentro de nossa disponibilidade para que nossos parceiros do franchising (franqueadores, franqueados e consultores) compartilhem dos mesmos benefícios que nós usufruímos destes fornecedores.

Desculpe me estender um pouco no texto e espero que o assunto ajude sua franquia.

Finalizo com esta frase do filósofo Aristóteles, citada há mais de 2 mil anos, que resume bem o resultado obtido quando aplicamos o conceito completo de cloud computing e serviços na nuvem:

“O todo é maior do que a simples soma das suas partes”, Aristóteles.

Se desejar conversar sobre alguns dos temas, fique à vontade para me ligar ou responder este e-mail.                
 

Erick Vils
(11) 2626-7134 SP
(21) 3005-0117 RJ
               
REFERÊNCIAS
Alguns artigos e matérias que colaboramos e que explicam mais este tema:




Compartilhar


21 3005-0017 / 11 2626-7134
Facebook   twitter
Copyright 2000 - 2017