SOFTWARES ESPECIALIZADOS EM FRANQUIAS
14
MAR
2013

6 dicas para melhorar a expansão de franquias

WebSoftware divulga 6 dicas úteis para franquias expandirem de forma mais rápida e eficiente


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"Em 2013, o mercado de franquias espera faturar 120 bilhões de reais e em número de lojas, o crescimento deve ser de 10%, alcançando 115 mil franquias."
fonte: ABF - Associação Brasileira de Franchising

Assim como os números, cresce também o desafio das redes para manter a eficiência, expandir e faturar mais. 

Pensando nisso, a WebSoftware separou 6 dicas para ajudar na hora de expandir:

Dica 1 - Expandir com os atuais franqueados da rede é uma excelente alternativa.
Preferenciar os melhores franqueados no momento da expansão para novas regiões ou modelos de negócio é uma estratégia muito interessante. Por exemplo, no nosso software Solutto existe o módulo de painéis de indicadores de gestão, onde é possível acompanhar os rankings da rede. Podem ser rankings que mesclem indicadores financeiros, operacionais e até mesmo culturais, como padrões de atendimento e identificação com a marca. Este rankings associados com o módulo de relacionamento com franqueados criam um diferencial para as redes que precisam decidir quem merece a preferência na abertura de novas unidades.

Dica 2 - Seja eficiente na filtragem de novos candidatos.
Para a expansão com investidores novos, o maior desafio é conseguir filtrar e, ao mesmo tempo, não deixar os interessados sem resposta. O Solutto possui foco na integração dos canais de contato e agilidade no processo de classificação e acompanhamento, ou seja, no funil de vendas para a área de expansão. Tudo fica integrado com o site da franqueadora e com uma metodologia Kanban inovadora adaptada no Solutto para a área de expansão. É uma exclusividade que somente as franqueadoras que são clientes do Solutto possuem. O objetivo é atender de forma mais rápida e sem "esquecer" de nenhum candidato durante o processo de expansão.

Dica 3 - Avalie a capacidade de investimento, perfil e principalmente a disponibilidade do investidor para se dedicar ao negócio. 
Encontrar o perfil correto de um investidor candidato à franquia é um desafio e um grande diferencial das redes de franquia. Vários aspectos são analisados e as melhores redes de franquia não querem apenas avaliar o capital disponível, mas sim, disponibilidade de dedicação ao negócio, formação e histórico profissional do candidato, bem como perfil comportamental que seja adequado ao que a rede procura para conduzir seu modelo de negócio.

Dica 4 - Mapeie o perfil demográfico e sociodemográfico da região do candidato.
Pode ocorrer de uma área delimitada pelo franqueador ser muito grande para a quantidade de unidades previstas ou ser muito pequena para a consolidação  de uma unidade ali instalada. As franqueadoras geralmente têm boas noções, inclusive mais do que os investidores, sobre que regiões e pontos comerciais são mais adequados. Para solucionar isto, algumas franqueadoras adotam ferramentas de GeoMarketing e as combinam com outras ferramentas de análise de perfil do candidato. No Solutto conseguimos unificar estas informação e controlar, por exemplo, qual região definida pela franqueadora está com boa procura e com bons perfis de candidatos.

Dica 5 - Utilize o perfil do candidato como orientação para desenvolver a campanha de marketing da expansão.
É comum ver redes de franquia investirem não apenas nas consagradas feiras de franchising, mas também em eventos e veículos de marketing que atingem seu público candidato. Avaliar o retorno destes investimentos é algo que também pode ser feito pelo Solutto, pois todos os candidatos são mapeados no software com base na sua origem de captação.

Dica 6 - Utilize uma boa ferramenta de gestão.
Uma boa ferramenta poderá contribuir muito na estratégia de crescimento da franquia. No caso da expansão ser feita com os próprios franqueados é de grande importância realizar o acompanhamento dos rankings da rede, como já foi citado nas dicas acima. Para a expansão com investidores novos, a integração dos canais de contato e a agilidade no processo de classificação e acompanhamento é o principal ponto para conduzir bem um funil de vendas para a área de expansão. 

Dica extra para os candidatos a franquia e atuais franqueados da marca:
Seja uma referência para a rede. Trabalhe para ser o melhor da sua região ou de toda a rede. Isso poderá resultar em uma preferência nos momentos de expansão, onde novos modelos de negócio ou territórios sejam abertos pela franqueadora.

E, por fim, não adianta implantar sistemas de gestão sem ter seus processos bem definidos e com toda equipe treinada e comprometida com os resultados.
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